NauticmodelPT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
NauticmodelPT

Forum de Modelismo Nautico
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Ligação de Motores

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Jose Mota




Número de Mensagens : 10
Localização : Manaus/Amazonas/Brasil
Data de inscrição : 03/03/2009

Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitimeSex Mar 27, 2009 1:04 pm

Boas a todos!

Nâo sei se esse é o sítio adequado para o minha dificuldade.
Meu nome é José Antonio Mota Simões e tenho muito gosto em nautimodelismo.
Estou construindo duas lanchas, nesse momento começando a etapa de pintura e acabamento.
Tenho dois motores mamba 7700kv e um radio Futaba atack e não consigo ligar pela falta de conhecimento.
Não sei se os motores são adequados pois os tirei de um carro eletrico. Um dos motores tem uma redução.

Alguem pode me fornecer um esquema de montagem da eletronica ou ajuda para a montagem?
Ir para o topo Ir para baixo
Caique de Olhão

Caique de Olhão


Número de Mensagens : 409
Localização : Portugal
Data de inscrição : 06/11/2008

Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitimeSeg Mar 30, 2009 1:46 pm

Boas J. Mota

Para controlar motores como deve ser ,voçê vai ter que adquirir um Variador ou controlador de velocidade para radio controle.Inclui marcha atrás e stop.
Ao canal 2 do seu receptor vai ligar a ficha correspondente ao variador.
Se estiver a fim de fazer a aquisição deste componente , certifique-se com a ajuda do vendedor da loja local ,de que ele estará de acordo com a potencia dos seus motores .
Na compra do variador incluiu o esquema de conecção dos cabos á bateria
Como poderá compreender estou fora e desconheço lojas no Brasil , isso terá que ser voçê a decidir
:Super:
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Mota




Número de Mensagens : 10
Localização : Manaus/Amazonas/Brasil
Data de inscrição : 03/03/2009

Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 9:25 pm

Obrigado Sr Carlos Mariano,
tenho acompanhado o seu trabalho com muita admiração, pela riqueza em detalhes com que o Sr faz os seus modelos.

Comprei uma lancha e retirei toda a eletronica mesmo assim não funcionou, vou postar as fotos das lanchas que tenho e da montagem que fiz , acho que assim será mais facil de ser ajudado'.

cumprimentos,
José Mota
Ir para o topo Ir para baixo
Jose Mota




Número de Mensagens : 10
Localização : Manaus/Amazonas/Brasil
Data de inscrição : 03/03/2009

Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 8:28 pm

Desculpe o tamanho, não tenho muita prática em postar imagens :oops: (algum moderador poderia ajudar? scratch ) .
A estronica que me refiro é para a lancha menor Baby Bootlegger.


Ligação de Motores Dsc01146b

Essas são as partes que estou com dificuldade.

Ligação de Motores Dsc01151r
Ir para o topo Ir para baixo
Caique de Olhão

Caique de Olhão


Número de Mensagens : 409
Localização : Portugal
Data de inscrição : 06/11/2008

Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 10:52 pm

Boas Jose Mota

na verdade as imagens estão muito grandes.

O motor que apresenta não tem escovas , chama-se "Bruchless" ,em electricidade esses motores chamam-se trifasicos pois trabalham com trés fios (fases) ,isso é possivel porque seu variador transforma electronicamente a corrente continua da bateria em trifasica . Por outro lado a bateria é de Litium , requer certos cuidados com descargas de corrente de forte intensidade , a menos que esteja preparado para essas fortes descargas.
Chamo descargas aos periodos de trabalho longos ou uso intensivo em velocidade maxima ,as baterias podem não aguentar isso .
Por outro lado tem de ser carregadas com um carregador especifico ,que as possa dosear durante a carga. Se não usar Litium pode usar NImh metal hidrico.
Portando vai ter de ligar os fios ,assim parecem estar bem , e a ficha pequena liga no canal do acelarador do receptor,nunca trocar os fios da bateria
Cuidado com o provavel aquecimento do motor ,esquenta muito viu , tem de ser arrefecido assim como o variador
Boa sorte
Peça mais informação junto do seu fornecedor do material
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigoeng




Número de Mensagens : 1
Localização : porto alegre
Data de inscrição : 08/04/2014

Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitimeTer Abr 08, 2014 11:35 pm

boa noite amigos, muito legal o fórum e espero que possam me dar algumas dicas , a verdade é que fiz um tipo de nautimodelismo para pescar , tipo um torpedo que entra mar a dentro solta a linha e puxo ele de volta , porem ele é ligado hoje em dia via botão e consome muita bateria , já tenho instalado um cervo para o leme em um radio de 3ch , porem gostaria de conectar o motor ao radio o motor é um marine sport 12 v 44lbs induzido a carvão , alguma ideia pratica e barata por favor me ajudem com link das peças plz pois não tenho conhecimento .
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ligação de Motores Empty
MensagemAssunto: Re: Ligação de Motores   Ligação de Motores Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ligação de Motores
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
NauticmodelPT :: Zona Técnica :: Electrónica e Electricidade-
Ir para: